Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/04/2017
Ver perfil do usuário

Treino Online 12/04

em Qui Abr 13 2017, 00:41
A primeira parte do treino 2 está voltada ao uso das funções.

  • Funções - Uma função é um trecho de código implementado que vai realizar sempre o mesmo conjunto de operações.
    Um exemplo de função é o 'main', um conjunto de código que o programador implementa para que realize uma determinada tarefa.

    O cabeçalho da função deve sempre ser declarado antes do método main.
    Ex 1:    void minhaFuncao (int x){
                      printf|("Olá %d\n", x);                  
                      return ;
            }
            int main(){
                  ...
                  minhaFuncao(10);
           }

    Neste exemplo, é declarada uma funcao 'minhaFuncao' do tipo void (tipo que indica que a função não deve retornar nada), que recebe um inteiro e o imprime. Neste exemplo, vemos que a função deve ser chamada dentro do método main ou em alguma outra função que será chamada pelo main em algum momento.
    Como a função não deve retornar nada, coloca-se simplesmente 'return;'. Se por acaso ela o fizesse, o valor deveria ser indicado logo após o comando return. Neste exemplo, a função é declarada e implementada antes do método main.

    Ex2:  int minhaFuncao(int x);
            int main(){
                  ...
                 n = minhaFuncao(10);
           }
           void minhaFuncao (int x){
                      printf|("Olá %d\n", x);                  
                      return (x*2);
            }

    Neste exemplo, vemos que somente o cabeçalho da função é declarado antes do escopo do método principal. Neste exemplo, a função passa a retornar o valor recebido como parâmetro multiplicado por 2.

  • Structs - Uma struct é uma estrutura heterogênea muito usada quando se quer agrupar muitos campos em alguma variável. No exemplo do slide é criado uma estrutura que representa um aluno. Uma vez que a estrutura for definida, passa a ser possível declarar uma variável do respectivo tipo declarado.

    Ex: Usando como base a struct do slide.

    Aluno a[100];

    a[0].matricula = 1542;
    strcpy(a[0].nome, "Marcio"):

    No exemplo, foi declarado um vetor de alunos 'a', com 100 alunos. Posteriormente, foram atribuídos nome e matrícula ao aluno de índice 0 (zero).
    Vale lembrar ainda, que os campos de uma estrutura devem ser referenciados por um '.' (ponto final) .



  • Exercícios de Função e Struct
    • Função


      - 1555 URI - https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt/problems/view/1555
      - Exercício (UFF): fazer um programa em "C" que solicita o total gasto pelo cliente de
      uma loja, imprime as opções de pagamento, solicita a opção desejada e
      imprime o valor total das prestações (se houverem).
      1) Opção: a vista com 10% de desconto
      2) Opção: em duas vezes (preço da etiqueta)
      3) Opção: de 3 até 10 vezes com 3% de juros ao mês (somente para compras
      acima de R$ 100,00).
      OBS: fazer uma função que imprime as opções solicita a opção desejada e retorna
      a opção escolhida. No programa principal, testar a opção escolhida e ativar a
      função correspondente (uma função para cada opção).

    • Struct

      - Exercício (Adap. PUCRS) Crie um programa que permita armazenar o nome, a altura, o peso e da data de nascimento de até 10 pessoas em uma estrutura Cliente.
      Cada pessoa deve ser representada por uma struct dentro de um vetor. A data de nascimento também deve ser uma struct. Todos os dados devem ser lidos do teclado.



Anexos
Treino 2.pdf Treino 2(1 Mb) Baixado 11 vez(es)
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum