MinasCoders
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Raissa Papini
Mensagens : 12
Data de inscrição : 12/04/2017

Treino Online 12/04 Empty Treino Online 12/04

Qui Abr 13 2017, 00:41
A primeira parte do treino 2 está voltada ao uso das funções.

  • Funções - Uma função é um trecho de código implementado que vai realizar sempre o mesmo conjunto de operações.
    Um exemplo de função é o 'main', um conjunto de código que o programador implementa para que realize uma determinada tarefa.

    O cabeçalho da função deve sempre ser declarado antes do método main.
    Ex 1:    void minhaFuncao (int x){
                      printf|("Olá %d\n", x);                  
                      return ;
            }
            int main(){
                  ...
                  minhaFuncao(10);
           }

    Neste exemplo, é declarada uma funcao 'minhaFuncao' do tipo void (tipo que indica que a função não deve retornar nada), que recebe um inteiro e o imprime. Neste exemplo, vemos que a função deve ser chamada dentro do método main ou em alguma outra função que será chamada pelo main em algum momento.
    Como a função não deve retornar nada, coloca-se simplesmente 'return;'. Se por acaso ela o fizesse, o valor deveria ser indicado logo após o comando return. Neste exemplo, a função é declarada e implementada antes do método main.

    Ex2:  int minhaFuncao(int x);
            int main(){
                  ...
                 n = minhaFuncao(10);
           }
           void minhaFuncao (int x){
                      printf|("Olá %d\n", x);                  
                      return (x*2);
            }

    Neste exemplo, vemos que somente o cabeçalho da função é declarado antes do escopo do método principal. Neste exemplo, a função passa a retornar o valor recebido como parâmetro multiplicado por 2.

  • Structs - Uma struct é uma estrutura heterogênea muito usada quando se quer agrupar muitos campos em alguma variável. No exemplo do slide é criado uma estrutura que representa um aluno. Uma vez que a estrutura for definida, passa a ser possível declarar uma variável do respectivo tipo declarado.

    Ex: Usando como base a struct do slide.

    Aluno a[100];

    a[0].matricula = 1542;
    strcpy(a[0].nome, "Marcio"):

    No exemplo, foi declarado um vetor de alunos 'a', com 100 alunos. Posteriormente, foram atribuídos nome e matrícula ao aluno de índice 0 (zero).
    Vale lembrar ainda, que os campos de uma estrutura devem ser referenciados por um '.' (ponto final) .



  • Exercícios de Função e Struct
    • Função


      - 1555 URI - https://www.urionlinejudge.com.br/judge/pt/problems/view/1555
      - Exercício (UFF): fazer um programa em "C" que solicita o total gasto pelo cliente de
      uma loja, imprime as opções de pagamento, solicita a opção desejada e
      imprime o valor total das prestações (se houverem).
      1) Opção: a vista com 10% de desconto
      2) Opção: em duas vezes (preço da etiqueta)
      3) Opção: de 3 até 10 vezes com 3% de juros ao mês (somente para compras
      acima de R$ 100,00).
      OBS: fazer uma função que imprime as opções solicita a opção desejada e retorna
      a opção escolhida. No programa principal, testar a opção escolhida e ativar a
      função correspondente (uma função para cada opção).

    • Struct

      - Exercício (Adap. PUCRS) Crie um programa que permita armazenar o nome, a altura, o peso e da data de nascimento de até 10 pessoas em uma estrutura Cliente.
      Cada pessoa deve ser representada por uma struct dentro de um vetor. A data de nascimento também deve ser uma struct. Todos os dados devem ser lidos do teclado.



Anexos
Treino Online 12/04 Attachment
Treino 2.pdf Treino 2(1 Mb) Baixado 59 vez(es)
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos