Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/04/2017
Ver perfil do usuário

Dúvidas e Comentários sobre as competições

em Sex Jun 09 2017, 00:01
Olá pessoal,

Em virtude da segunda fase da OBI que será realizada amanhã (09/06/2017), decidimos abrir um tópico para dúvidas, comentários e principais dificuldades encontradas. Estas dúvidas podem ser tanto da primeira fase da Olimpíada e da competição do HackerEarth, quanto de outros tópicos e matérias.  Lembrem-se que não existe dúvida idiota, se você tem qualquer consideração ou não entendeu qualquer coisa é muito importante sanar essas dúvidas o quanto antes. Sinta-se livre para perguntar!
Além disso, qualquer consideração é bem vinda, uma vez que você pode possuir experiências que deseja compartilhar e que podem ser muito importantes para outra pessoa. Por último, mas não menos importante, compartilhem quais foram as dificuldades encontradas durantes as competições para que possamos direcionar melhor os tópicos dos treinos.

Estarei disponibilizando abaixo o código fonte da resolução das questões "Botas Trocadas" e "Game10". Sintam-se livres para discutir as formas de implementação e dar novas idéias.
Anexos
OBI 2017.zip Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(1 Kb) Baixado 0 vez(es)
Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/06/2017
Ver perfil do usuário

Re: Dúvidas e Comentários sobre as competições

em Sex Jun 09 2017, 01:15
Sobre otimização do código, uma dúvida que eu tenho é: quando usar iteratividade (loops) ou recursividade? Qual abordagem geralmente é mais rápida? Ou não existe uma regra geral?
E isso muda de acordo com a linguagem que se usa?

Porque um dos maiores problemas pelo menos pra mim é fazer o código rodar dentro do tempo especificado, então qualquer luz que tiver nesse assunto já ajuda! Very Happy

Obrigado!
Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/04/2017
Ver perfil do usuário

Re: Dúvidas e Comentários sobre as competições

em Sex Jun 09 2017, 01:40
O problema da recursividade é que a condição de parada tem que estar muito bem especificada para TODOS os casos de teste, e isso pode ser um problema se você não conseguir enxergar muito bem todas as possibilidades de entrada no tempo corrente de uma competição, por exemplo. Outra característica que pode ser um problema é que para um programa guardar onde exatamente ele parou em cada chamada recursiva, ele tem que armazenar estes dados em uma pilha de execução, o que se torna inviável para entradas muito grandes que demandam muitas chamadas e que pode pesar na quantidade de memória disponível especificada.
Fora isso, a recursividade é até uma boa prática que normalmente dá uma complexidade muito boa, porém tem que estar sempre muito atento e consciente quanto à estruturação do código.
Conteúdo patrocinado

Re: Dúvidas e Comentários sobre as competições

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum